BASES DE DADOS ON-LINE

Com o objetivo de enriquecer a pesquisa acadêmica, indicamos algumas bases de acesso público e gratuito. As Bases de Dados apresentam referências bibliográficas, resumos ou texto completo de livros, dissertações e artigos de periódicos.

  • Ação Educativa (www.acaoeducativa.org.br)
    Apresenta referências bibliográficas na área da Educação.
  • Accessus/CPDOC (www.cpdoc.fgv.br/comum/htm)
    Accessus é uma base de dados composto de manuscritos, impressos, fotos, discos, filmes e fitas, na área de história e ciências sociais. O usuário poderá fazer suas buscas pelo tipo dos documentos (textual, audiovisual, livros…), por assunto, título, autor e data de produção. A consulta é gratuita bastando, apenas, que o usuário se cadastre.
  • Banco de Teses – Capes (http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses)

O banco de teses da Capes facilita o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. O Banco de Teses faz parte do Portal de Periódicos da Capes/MEC.

  • Banco Político das Américas (www.georgetown.edu/pdba)
    O banco de dados políticos das Américas é do Centro de Estudos Latino-Americanos da Georgetown University e o principal objetivo é desenvolver uma completa fonte de informações políticas em forma de documentos e estatísticas acessíveis a todo Mundo através da internet.
  • Base Mercúrio (www.senac.br/sics/mercurio)
    Formam um conjunto de bases de dados disponíveis com acessos livres em várias áreas do conhecimento. É atualizada periodicamente e seu universo temático compreende as áreas de comércio, serviços, formação profissional, trabalho, turismo, administração, moda, beleza, hotelaria, saúde, decoração, varejo, design de interiores e fotografia, entre outras.
  • BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (www.ibict.br);
  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde (www.bireme.br);
  • CCN – Acesso ao Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do IBICT. (www.ibict.br);
  • COCHRANE (http://cochrane.bireme.br);
    O acesso à Biblioteca Cochrane através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) está disponível para todos os profissionais de saúde e de informação da América Latina e Caribe. Inclui a versão original completa, com link ao texto completo de revisões sistemáticas traduzidas ao espanhol, quando disponíveis. Todas as bases de dados da Cochrane podem ser pesquisadas através de uma interface trilingue (português, espanhol e inglês), desenvolvida pela BIREME.
  • Domínio Público (www.mec.gov.br/dominiopublico);
    Acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos).
  • Eric Digests Database (www.ericfacility.net/ericdigests/index);
    A base de dados ERIC Digests é constituída por relatórios em texto integral sobre temática de interesse para as ciências da educação.
  • IPEA (www.ipeadata.gov.br);
    Base de dados macroeconômicos. Facilita o acesso às estatísticas brasileiras e promove a divulgação dos estudos e pesquisas do IPEA. É disponibilizado como uma prestação pública de serviço pelo IPEA e seu conteúdo é considerado informação pública que pode ser livremente distribuída e copiada, resguardando-se a obrigatoriedade de citação da fonte IPEADATA por parte do usuário.
  • INTAL (www.iadb.org/intal/portugues/p-default.htm);
    O Centro de Documentação INTAL (CDI) possui uma coleção altamente especializada em Integração e Comércio na América Latina e Caribe.
  • OIASTER (http://www.oclc.org/oaister/);

OAIster é um catálogo coletivo de milhões de registros que representam recursos de acesso aberto no mundo. Hoje, OAIster inclui mais de 25 milhões de registros que representam recursos digitais de mais de 1.100 colaboradores.

  • PERIE (www.eco.unicamp.br / wwwisis/formulario.asp);
    Base de dados de documentos sobre Economia. Apresenta referência bibliográfica de artigos de periódicos nacionais de Economia; Relatórios de Pesquisa; Vídeos; Publicação Seriada; Folhetos de Economia.
  • ProLEI (prolei.cibec.inep.gov.br/prolei);
    Programa de Legislação Educacional Integrada. Base de dados sobre legislação federal, na área de políticas educacionais. Apresenta texto completo.
  • PROSSIGA (www.prossiga.br/basesdedados);
    Bases de Dados Brasileiras na Internet é um serviço de informação criado pelo Prossiga – Programa de Informação e Comunicação para Ciência, Tecnologia e Inovação, que visa reunir e facilitar o acesso aos arquivos eletrônicos da produção científica nacional, disponibilizados na Internet.
  • PROQUEST (www.proquest.com.br );

É uma Base de Dados de periódicos internacionais, indispensável às áreas de Administração, Economia, Contabilidade e afins, que provê cobertura detalhada sobre assuntos empresariais, tendências, e uma variedade de outros tópicos. Oferece mais de 1.800 títulos de periódicos indexados, com resumos de 25 a 150 palavras. Os usuários também têm acesso ao texto completo de mais de 500 revistas. (acesso gratuito temporário para avaliação).

  • SciELO (www.scielo.br);
    Biblioteca virtual que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Apresenta texto completo de artigos de periódicos nas áreas de ciências sociais, psicologia, engenharia, saúde, biologia, botânica, veterinária, etc.
  • UNESDOC (unesdoc.unesco.org/ulis/index.html);
    Base de dados que permite o acesso às publicações da UNESCO em texto integral.
  • USP – Teses (www.teses.usp.br);
    Disponibiliza as teses e dissertações defendidas na USP para consulta ou download.
  • CRP – Pergamum (http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/consultas/index.php);
    Através deste serviço exclusivo do Pergamum, o usuário tem acesso as informações bibliográficas das instituições que possibilitam o acesso aos seus acervos por meio de uma única ferramenta de busca.